Fim dos consoles está proximo afirma analista dos games

03-10-2010 21:41

O analista-visionário-palpiteiro oficial da indústria de games, Michael Pachter, surgiu recentemente com um posicionamento preocupante para os fabricantes de Hardware. Em uma sessão de pertuntas e respostas durante a recente edição da feira PAX (Penny Arcade Expo), o analista da Wedbrush afirmou com todas as letras: dificilmente haverá um novo ciclo de consoles.

E o estopim da derrocada dos consoles já existe e tem nome: computação em nuvens. “Da forma como a tecnologia está hoje, eu não tenho tanta certeza de que nós veremos um novo ciclo de consoles”, afirmou Pachter.

Em outras palavras, certamente vai existir uma próxima geração de jogos; mas não necessariamente um novo ciclo de consoles — pelo menos não da forma como se vê hoje, com um mercado claramente dividido em grandes potências fabricantes de hardware.

Segundo o analista, “nós poderíamos, mas digamos que o novo ciclo seja baseado em [tecnologia] 3D ou em hologramas ou em algo do gênero — Por que você não poderia ter isso em um formato baseado em servidores, colocando o OnLive para distribuir?”.

E ele continua:Eu acredito que aquilo que nós vimos há alguns dias com a Apple TV, quando disseram que nós nos tornaríamos livres do hardware, que tudo seria via streaming, que tudo estaria nas nuvens — é para lá que os jogos estão rumando”.

Quanto às grandes desenvolvedoras de hardware, Pachter também é incisivo: “Agora, Microsoft, Sony e Nintendo não querem que isso ocorra... Eles não querem as coisas nas nuvens, já que não poderiam vender consoles”. Enfim, comentários que apenas reiteram o posicionamento que Pachter havia revelado há algumas semanas: o OnLive provavelmente vai dificultar as coisas para possíveis PlayStation 4 e Xbox 720.